domingo, 21 de septiembre de 2008

Saraghina, Saraghina ! a rumba... a rumba!

(Eddra Gale, Barbara Steele e Fellini nas filmagens de 8 1/2)

Tenho um pouco mais desvendado o personagem fascinante de Saraghina. Desde que vi sua rumba pela primeira vez, foi um encanto: a ironía do grotesco, o cômico da sua sensualidade, a música ótima que não tenho certeza se é de Nino Rota, mas tenho certeza já ouvi citada em meio a alguma do Chico Buarque ( acho sinceramente que não é delírio meu). http://www.youtube.com/watch?v=cJQuZXoyc5U

Depois de um bom tempo distante do universo Fellini – explico: universo cinematográfico, película, já que na verdade é impossível distanciar-se do universo Fellini porque é a vida em si mesma (ou pelo menos a minha, impregnada por paralelismos sonho/realidade) – me deparei com uma filmografia ilustrada incrível adquirida por um preço ridículo. Resulta que a estou devorando e em meio, me são reveladas coisas sobre o meu personagem felliniano favorito: Saraghina.

“Si el mundo exterior de Guido refleja la vida profesional del cineasta, su mundo interior describe episodios de la vida personal de Fellini en su etapa infantil. La escena en que bañan a un joven Guido en vino y le preparan para acostarle está basada en un recuerdo de la infancia, igual que el episodio de Saraghina.
La Saraghina real fue una mujer enorme y misteriosa que vivía aislada en la playa a quien un Fellini de ocho años y a sus amigos pudieron ver desnuda por una pequeña cantidad de dinero.” (p. 94, Federico Fellini – Filmografia completa, Chris Wiegand)

Eddra Gale, seu nome. Participou, depois de 8 ½, em What’s New, Pussycat? , com Peter Sellers, Somewhere in Time e Alex and the Gypsy.

Mas fico com sua rumba felliniana, definitivamente.


No hay comentarios: